Saltar os Menus

Solicitação de remessa

A documentação remetida ao Arquivo Distrital de Vila Real deverá ser acompanhada do respectivo auto de entrega e guia de remessa.

Tais documentos deverão ser elaborados em duplicado (um exemplar para a instituição remetente e outro para o Arquivo Distrital de Vila Real), impressos em papel timbrado da instituição remetente para, no acto da entrega, serem conferidos, rubricados e autenticados pelas partes.

Quando a legislação não indique modelos específicos, sugerimos a adopção dos modelos usados pelo Arquivo Distrital de Vila Real e propostos pela Direcção-Geral de Arquivos.

O Arquivo Distrital de Vila Real permanece disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida, relativamente ao seu preenchimento.

 

Auto de Entrega

Aos …………….. dias do mês de …………………………………. de 200 …….., no Arquivo Distrital de Vila Real, perante (1)………………………………………. , e o Ex.mo Sr. Dr. Paulo Jorge Teixeira Mesquita Guimarães, Director do Arquivo Distrital de Vila Real em regime de substituição, dando cumprimento (2)……………………, procedeu-se à (3)……………………………. da documentação proveniente de (4)…………………………… conforme o constante na guia de remessa anexa que, rubricada e autenticada por estes representantes, fica a fazer parte integrante deste auto.
O identificado conjunto documental fica sob a custódia do Arquivo Distrital de Vila Real e a sua utilização sujeita aos regulamentos internos, podendo ser objecto de todo o necessário tratamento técnico arquivístico no que respeita à conservação, acessibilidade e sua comunicação.
Da incorporação lavra-se o presente auto, feito em duplicado, e assinado pelos representantes das duas entidades.

Vila Real, ………. de …………………. de ……..

O(A)……………..(5).

____________________(6)

O Director do Arquivo Distrital de Vila Real:

______________________

1 – Nome e cargo do responsável da entidade remetente.
2 – Diploma legal ou despacho que autoriza o acto.
3 – Natureza do acto: incorporação, transferência, depósito, doação, compra, etc.
4 – Designação da entidade remetente.
5 – Cargo do responsável da entidade remetente.
6 – Assinatura do responsável da entidade remetente

Clique aqui para fazer o download do documento »»

 

Guia de Remessa

Entidade remetente
………….
Remessa saída n.º ………. / ………..
Data ………. /………. /……….
Responsável
______________________
Entidade destinatária
Arquivo Distrital de Vila Real
Remessa entrada n.º ………. / ……….
Data ……… / ………. / ……….
Responsável
_________________________________
Volume total da remessa
n.º e tipo de U. I. ………….
Dimensão ………
Fundo ………….
Sub-divisões orgânico funcionais ………….
Série ………..
Sub-série ………..
Código de classificação ………..
Datas extremas …….. – ……..
n.º e tipo de U. I. ………..
N.º de ref. da tabela de selecção ………….
Suporte …………..
Dimensão ……………. m/l.
Unidades de instalação
n.º de refer. Tipo Titulo Datas extremas Cotas Data
de origem actual Elimin. Transf.
INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DA GUIA DE REMESSAAs páginas da Guia de remessa deverão ser numeradas sequencialmente.
Ex. (no caso de uma guia constituída por 10 páginas): 1/10, 2/10, 3/10…… 10/10.Entidade remetente / Entidade destinatária: designação de uma e outra;Número da remessa: número sequencialmente atribuído por cada uma das entidades envolvidas;Data: ano, mês, dia, respectivamente de saída e de entrada da remessa;Responsável: assinatura do responsável pela operação de remessa numa e noutra entidade;Volume total da remessa: indicação do número e tipo de unidades de instalação constantes da remessa – ex.: 180 (110 caixas, 55 maços, 15 disquetes) – e sua dimensão em metros;Fundo: título do fundo. Esta referência só é necessária quando não se trate de transferências regulares de documentação entre serviços de um mesmo organismo;Sub-divisões orgânico-funcionais: designação das classes e sub-classes que, de acordo com o plano de classificação, enquadram a série/sub-série que a seguir se descreve;Série: título da série;Sub-série: título da sub-série, quando exista;Código de classificação: código que, no plano de classificação, é atribuído à série ou à sub-série em causa;Número de referência: número que na tabela de selecção foi dado à série ou sub-série;Datas extremas, suporte, número e tipo de unidades de instalação (U.I.) e dimensão: em metros lineares do conjunto de documentos da série ou sub-série objecto da actual remessa;Descrição das Unidades de Instalação da série ou sub-série acima identificada, registando:
– número de referência sequencialmente atribuído a cada unidade de instalação da actual remessa;
– tipo de unidade de instalação – caixa (Cx), pasta (Pt), maço (Mç), livro (Lv), etc;
– título da unidade de instalação quando na mesma unidade de instalação haja mais do que um processo, registar também o título próprio de cada um;
– datas extremas da unidade de instalação ou de cada processo, quando haja vários na mesma unidade de instalação;
– cotas da unidade de instalação ou dos processos integrados na mesma – a de origem é registada pela entidade remetente, a actual é registada pela entidade destinatária, uma vez instalada a documentação; quando a cota coincidir com o código de classificação, o preenchimento deste campo é desnecessário;
– data (ano e mês) para eliminação ou transferência da unidade de instalação ou dos processos integrados na mesma – campo de preenchimento facultativo a efectuar pela entidade destinatária quando seja arquivo intermédio.

Clique aqui para fazer o download do documento »»
Última Actualização: 12 de Novembro de 2020